sábado, 7 de novembro de 2009

Pepetela



Pepetela

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos é um escritor angolano conhecido pelo pseudónimo de Pepetela,Pestana, em umbundo. Este nasceu em Benguela no dia 29 de Outubro de 1941.
Torna-se militante do MPLA - Movimento Popular para a Libertação de Angola- em 1963. Licenciado em Sociologia, Pepetela é docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto (Luanda).
Em 1997, foi galardoado com o Prémio Camões pelo conjunto da sua obra, tendo sido o autor mais jovem a receber este prémio.

Em A Montanha da Água Lilás, fábula para todas as idades, o escritor angolano Pepetela conta a estória de uns seres cor laranja, os Lupis, que pensavam, falavam e trabalhavam como os homens. Mas “não são homens, porque se chamavam Lupis”. Certo dia, os lupis descobrem uma fonte de um misterioso líquido, cujo perfume é inebriante - a água lilás. E deixaram de viver em perfeita harmonia... Este livro, não é apenas uma fábula para todas as idades, tal como o subtítulo parece indicar, é um retrato (in)temporal da sociedade humana, e da crescente desigualdade social.

Exemplos de alguns trabalhos:


A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela

A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)

Sem comentários:

Enviar um comentário